Saint Seiya: Soul of Gold estreia cercado de
expectativas entre os fãs de Cavaleiros do Zodíaco . O motivo é bem
simples: a nova série marca o retorno dos Cavaleiros de Ouro, que sempre foram
muito populares. Com base no que já foi divulgado, tanto oficialmente quanto
extraoficialmente, especulamos o que esperar desta nova animação de CdZ.
A escolha dos Cavaleiros de Ouro como protagonistas marca
uma mudança da Toei em relação a Cavaleiros.
Desde 2012, quando o estúdio lançou Cavaleiros do Zodíaco: Ômega,
a atitude era de apresentar o universo criado por Masami
Kurumada para
novas gerações - o longa em CG A Lenda do Santuário, do
ano passado, também tinha uma proposta parecida. Soul
of Gold muda essa
estratégia, se posicionando como um anime voltado apenas a quem conhece a
série.
É fácil entender o porquê da decisão. A popularidade dos
dourados é incontestável dentro de Cavaleiros do Zodíaco - eles desempenham
papel fundamental nas tramas mais cultuadas entre os fãs da franquia, como a
saga de Hades, e ascenderam ao posto de protagonistas em derivados como o Episódio
G, totalmente voltado a eles, e o Lost Canvas, que mostra
seus antepassados.
Isso para não mencionar o sucesso de vendas destes
personagens dentro da linha de bonecos Cloth Myth. Relançados em 2011 dentro de
uma nova linha chamada Cloth Myth EX, com mais articulações e detalhes, os
Cavaleiros de Ouro se tornaram algumas das figuras mais valorizadas entre os
colecionadores. Com uma oferta limitada e uma demanda altíssima,
figuras como Saga de Gêmeos, Miro de Escorpião e Aioria de Leão chegam a ser
vendidas por um preço cinco vezes maior ao do estipulado na época de seu
lançamento.
A popularidade também ajuda a explicar porque os dourados
receberão armaduras divinas, e por que elas estão no centro da estratégia de
divulgação da Toei - a primeira imagem já mostrava Aioria de Leão com o novo
traje, e, mesmo antes do anime estrear, já sabemos como serão as armaduras
divinas de Mu de Áries e Shaka de Virgem porque seus bonecos foram revelados.
Com as armaduras novas, a fabricante Bandaipode colocar
mais figuras com um bom potencial de venda - este, inclusive, deve ser o maior
termômetro do sucesso de Soul of Gold.
Mesmo sendo uma série na qual muitos dos
elementos parecem mais fruto de uma estratégia de marketing do que uma decisão
criativa, Soul of Gold tem seus pontos promissores. O primeiro episódio, que
foi exibido a portas fechadas no Japão mas acabou vazando na internet, já se
mostra mais fiel aos elementos da série clássica do que o Ômega e A Lenda do Santuário,
ambos criticados por serem muito distantes do material original.
Fazendo diversas referências a eventos anteriores da
história, Soul of Gold surpreende ao dar destaque a Asgard, o palco do anime
clássico. Em vez de ignorar o que aconteceu, ela faz ligações com a antiga
saga, mostrando Hilda de Polaris no primeiro episódio.
Em dois postos-chave da produção, há dois fãs de CdZ. O
primeiro é o diretor Jooji Furuta, que
assumiu o posto após fazer os storyboards da segunda temporada de Ômega. Em
entrevista à revista Figure Oh (via Taizen Saint Seiya ), Furuta já revelou que assistia
a série quando era criança, e contou que está empolgado para dar holofotes a
personagens pouco aproveitados na obra original, como o Máscara da Morte. A
segunda é a designer de personagens dos novos Guerreiros Deuses, Ayana
Nishino, que já trabalhou na série e vive postando desenhos de CdZ em seu Twitter, incluindo personagens que nem vão
aparecer em Soul of Gold.
Soul of Gold tem
uma intenção comercial descarada, mas o primeiro episódio e a equipe no comando
mostram que a série terá mais afinidade com a obra original do que as últimas
produções de Cavaleiros do Zodíaco. A
série estreia neste sábado (11) no Japão - meio-dia de sexta (10) no horário de
Brasília. A primeira temporada terá 13 episódios, exibidos a cada 15 dias.
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