13reasonswhy.png

Artigo | Dê Livros de Presente



Dar presente para amigos leitores é a coisa mais fácil do mundo. Nós gostamos de ler, nosso amigo também, então à dificuldade nisso? Nenhum certo? Talvez aquela parte sobre dar livros repetidos seja um grande problema, mas fora isso é tudo bem fácil.

Agora se nós queremos converter pessoas a leitura o problema se torna maior e incrivelmente complicado. Para presentearmos alguém com livros antes precisamos saber de que gênero essa pessoa mais gosta e qual a probabilidade de ela ler um livro com uma quantidade um pouco maior. A seguir veja um passo a passo de como converter alguém a leitura.

Estude a pessoa;

Obviamente você não vai comprar um livro da Bruna Vieira pra uma pessoa que curte filmes como O Exorcista. A princípio você poderia ate comprar esse livro para essa pessoa, mas a probabilidade de ela deixar como enfeite de prateleira é enorme. Não estou dizendo que os livros da Bruna são ruins, na verdade são ótimos e eu adoro todos, apesar da minha tendência pelo terror e pela fantasia. Acontece que pessoas sem experiências maiores não conseguem abrir a mente pra algo tão diferente do que estão acostumados.

Descubra o gênero que o presenteado mais gosta;

Como você está tentando converter alguém a leitura estude as séries e os filmes que a pessoa mais gosta e isso é bem fácil, principalmente se a pessoa tem netflix. Partindo daí sua lista de possíveis presentes diminui consideravelmente e você tem uma probabilidade de acerto maior de 50%.

Opte por livros com um menor número de páginas;

Não é porque a pessoa assiste Game Of Thrones que ela vai querer mergulhar nos livros de George R.R Martin, principalmente se ela não cultiva o hábito da leitura, o máximo que a pessoa vai falar é “Nossa que livro grande, prefiro a série”, se a pessoa já não tiver lhe falado isso ela vai falar. Então opte por livros menores, se ela gosta de Game Of Thornes você comprar O Poder da Espada do Joe Abercrombie, que segue o mesmo gênero, não é tão grande quanto o primeiro de livro de Martin, apesar de não ser tão pequeno. Mas caso você saiba que a pessoa realmente não vai conseguir ler esse você pode oferecer Sangue Mágico da Ilona Andrews que nada mais é que uma fantasia urbana. Muito bom para os fãs do gênero.

Fale os benefícios da leitura;

Você já descobriu qual gênero a pessoa gosta, já sabe se ela é ou não capaz de ler livros com mais de 500 páginas e enfim você comprou o livro, mas ainda precisa transpor aquele último obstáculo. Você comprou um livro pra alguém que apesar de adorar adaptações nunca leu um livro, e que prefere ganhar outras coisas a ganhar livros, então é pra isso que serve o último passo, explicar o porquê a pessoa deve ler.
Se você já é um leitor de longa data, não faltarão argumentos, agora se você ler a alguns meses e quer partilhar isso com os amigos, ai vão as dicas.

Livros são melhores que adaptação em 99,9% das vezes. Eis um exemplo, quando o livro é contado em primeira pessoa você consegue saber tudo que acontece na cabeça do personagem, e por conseqüência você sabe o motivo de cada atitude que ele toma. Isso não pode ser mostrado nos filmes, então você com aquele vazio em determinados momentos das adaptações.

Ler exercita a criatividade. Nada como ler um livro com dragões, nacromantes ou exércitos de zumbis lutando ao lado de um garotinho. Tudo isso torna a mente mais propicia  novos pensamentos e novas experiências.

Além disso, leitores escrevem e falam bem melhor que pessoas que não tem esse hábito. Tudo isso se une a uma mente bem mais crítica com uma capacidade de compreensão maior que o normal.

Então, já decidiu que livro dar aquela pessoa que nunca experimentou o mundo dos livros? Se não, ai vão algumas dicas de livros que vão tornar a inserção nesse mundo de forma mais fácil e bem mais prazerosa.

Extraordinário;
Os 13 Porquês;
O Pequeno Príncipe;
Jogos Vorazes;
Harry Potter e a Pedra Filosofal;
Garota Exemplar;
Objetos Cortantes;
Faça Amor, Não Faça Jogo;                                   


Share this:

Postar um comentário

 
Copyright © Free Time. Designed by OddThemes