13reasonswhy.png

Resenha | Extraordinário - R.J Palácio


Você é mesmo extraordinário, Auggie. Você é extraordinário. 

Quando Extraordinário foi lançado muitas pessoas começaram a comentar sobre a obra de uma forma tão positiva que eu achei estranho, afinal, raros são os livros que agradam a tantas pessoas, mas extraordinário é exatamente isso, raro e perfeito, e diferente de tudo que eu já havia lido na vida.

August Pullman ou Auggie, nasceu com uma doença genética que lhe causou uma deformidade no rosto ainda no útero de sua mãe. Devido a isso, desde pequeno ele precisou se submeter a inúmeras cirurgias.

Não precisamos de olhos para amar certo? Apenas sentimos dentro de nós.

Pelo fato de assim Auggie nunca frequentou a escola e foi educado em casa por sua mãe. Mas quando chega a hora que ele precisa frequentar a escola e tem consciência de que será extremamente complicado lidar com os outros alunos por conta de sua aparência.

Auggie sempre andou de cabeça baixa, e sempre possuiu cabelos longos o suficiente para esconder seu rosto. Mas apesar de tudo isso, Auggie começa a trilhar seu caminho na nova escola, e entre muitas emoções, ele vai conseguindo mostrar aos outros aluno que ele não diferente de nenhum deles, e que como todos, ele é um garoto com sonhos.

Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.

Os personagens da história são tão cativantes quanto Auggie, e J.R Palácio ter aberto um pouco do sentimento de alguns deles para nós leitores foi essencial pra entendermos o que se passava na cabeça de alguns deles. Um dos personagens mais importante, mas que não tem um capítulo especial e o Sr. Browne, professor de inglês de Auggie, ele mais do que ninguém é essencial para o desenvolvimento da história, ensinando seus alunos o que são preceitos.

Esse preceito significa que deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais do que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou do que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós. São como os monumentos que as pessoas erguem em honra dos heróis depois que eles morrem. Como as pirâmides que os egípcios construíam para homenagear os faraós. Só que, em vez de pedra, são feitas das lembranças que as pessoas têm de você. Por isso nossos feitos são nossos monumentos. Construídos com memórias em vez de pedra.

Extraordinário é exatamente isso, EXTRAORDINÁRIO, emocionante, cativante, singular. Um livro para todas as idades e que vai trazer a realidade de uma forma simples mas totalmente séria, sem falar que é impossível não se apaixonar pelo pequeno fã de Star Wars. Depois de lê-lo você começará a enxergar tudo de uma nova forma, e perceberá quantos Auggies você tem ao seu redor, e isso vai mudar tudo, vai tornar tudo melhor, vai deixar tudo extraordinário.

Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida. Porque todos nós vencemos o mundo.

Share this:

2 comentários :

  1. Oi tudo bem?
    Adorei o modo como falou do livro, você descreveu ele perfeitamente em duas palavras 'raro e perfeito', eu sou completamente apaixonada por esse livro, você lê ele, e se envolve de uma forma extraordinária, parabéns pela resenha, eu amei <3
    Lost Words / Facebook

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha!! Amo esse livro!
    Suzi

    ResponderExcluir

 
Copyright © Free Time. Designed by OddThemes