13reasonswhy.png

Artigo | Qual o Motivos de Amarmos Tanto a Literatura


Ler é ter um amigo, aquele que nunca vai nos deixar e sempre vai nos levar a lugares mágicos cheios de criaturas fantásticas. É fechar os olhos e quando abri-los novamente, enxergar dragões e guerreiros travando uma batalha épica que nunca existiu em nosso planeta.

Exatamente por isso que a leitura faz tanto bem a nossa saúde. Benefícios que muitas vezes nós leitores nem percebemos porque já nos adaptamos, mas que pessoas ao nosso quase sempre comentam.

Mas nós leitores sempre temos aqueles amigos que são completamente alheios a leitura, e só leem aquelas obras obrigatórias na escola (ou não).  Então nada melhor que mostrar a esses nossos amigos as milhões de vantagens que existem quando se viaja para outro lugar.

histórias simples e rápidas, e o melhor de tudo é que são ótimos contos. Contamos claro com a criatividade e a forma como Clayton nos surpreende a cada final.


Então se você gosta de livros de terror, mas tem um medo eterno de terminar algum, tenho certeza que esse é ótimo pra você, nada muito assustador, e com uma coerência maravilhosa.

  • Melhora o sono;
E não adianta dizer que ler da sono. A verdade é que nossa geração está diretamente ligada as telas, e as luzes que tais telas emitem deixam nosso cérebro em estado de atenção. Já ler algumas páginas com uma luz suave tem o efeito oposto. Se você tem aquele costume de ler antes de dormir, sabe bem do que estou falando.

  • Reduz o estresse;
Um estudo feito pela Universidade de Sussex provou que seis minutos de leitura diária são mais eficazes que escutar e caminhar no combate ao estresse.
  • Nos deixa mais bonitos;
Ah a vaidade. Nada melhor que ler e saber que isso te deixa mais atraente. Isso acontece porque causamos a impressão de sermos mais inteligentes e confiantes. Isso tudo reflete em nossa postura, que claro é uma arma na sedução.
  • Nos encoraja a buscar novos objetivos;
A Universidade do Estado de Ohio fez um estudo um tanto quanto interessante que resultou no seguinte: Quanto mais nos identificamos com um ou vários personagens, a chance de tomarmos atitude na vida se torna maior.
  • Aprimora a empatia;
Quando nos envolvemos pela leitura e pelos desafios vividos pelos personagens começamos a nos identificar com aqueles esforços, e valorizá-los como se fossem nossos.
  • Amplia o vocabulário.
Um teste feito com crianças de oito anos de idade comprovou que, aquelas para as quais os pais liam histórias tiveram desenvolvimento de vocabulário 40% maior.
  • Nos tornam mais inteligentes e melhoram nossa memória;
Quando lemos, nosso cérebro se expande para guardamos novas memórias. Quando o exercitamos assim, o cérebro cria novas sinapses e afia a capacidade de memória.


Claro que ainda existem inúmero outro benefícios que nos são dados através da leitura, como escrever melhor e não sermos pessoas preconceituosas. Também conhecemos novas culturas de uma forma completamente maravilhosa e nos torna a cada dia mais humanos.



Share this:

Postar um comentário

 
Copyright © Free Time. Designed by OddThemes