13reasonswhy.png

Gênero Literário Steampunk


Como vocês estão leitores lindos? Hoje vim falar de um estilo literário que vocês provavelmente já leram, mas que podem não saber que ele possui esse nome. É o estilo Steampunk.
Aos que não sabem, Steampunk é um subgênero da ficção científica ou ficção especulativa que ganhou fama no final de 1980 até o início de 1990. As obras desse gênero são ambientadas no passado no qual os paradigmas tecnológicos ocorreram mais cedo que na história real, e que foram obtidos por meio da ciência já disponível na época. É um estilo normalmente associado ao futurista ciberpunk.

"Cyberpunk é um subgênero da ficção científica, conhecido por seu enfoque de "Alta tecnologia e baixo nível de vida" ("High tech, Low life") e toma seu nome da combinação de cibernética e punk. Mescla ciência avançada, como as tecnologias de informação e a cibernética junto com algum grau de desintegração ou mudança radical na ordem social. "

O gênero steampunk pode ser explicado de maneira muito simples, comparando-o a literatura que lhe deu origem. Baseado num universo de ficção cientifica criado por autores consagrados como Júlio Verne no fim do século XIX. Ele mostra uma realidade espaço-temporal na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis impossíveis (ou pelo menos improváveis), com automóveis, aviões e até mesmo robôs movidos a vapor já naquela época.


Share this:

5 comentários :

  1. Eu nunca li nenhum livro do gênero, mesmo achando que parece demais, acredita? haha
    Sempre fico curiosa, mas acabo quase nunca saindo da minha "zona de conforto" de coisas que tenho quase certeza que irei gostar. Qual o seu steampunk favorito?
    Beijos,
    http://livrodeunicornios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já li um mangá chamado FullMetal Alchimist. Ele é steampunk. Mas livros nunca li nenhum, Fiquei curiosa por que me interessei por um livro e descobri que ele é steampunk, ele se chama O Circo Mecânico Tresaulti. Depois lê a sinopse dele, parece ser super bacana.
      Beijos

      Excluir
  2. Nunca li nada desse gênero, mas vou tentar. Vou pesquisar sobre livros que sejam steampunk ! Eu leio muito romance, é bom variar as vezes né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada desse gênero, mas vou tentar. Vou pesquisar sobre livros que sejam steampunk ! Eu leio muito romance, é bom variar as vezes né?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho dois super bacanas pra te indicar
      O Circo Mecanico Tresaulti
      A Sociedade dos Meninos Gênios

      Excluir

 
Copyright © Free Time. Designed by OddThemes